domingo, 7 de setembro de 2008

Feliz por ficar triste

Declaração paradoxal de alguém que passou anos a fio sem sentir: feliz por estar triste.
Nesses vários anos muita coisa passou pela minha cabeça, aspectos físicos, psicológicos, patológicos, espirituais... E nada. Nunca tive uma resposta. Nunca vou ter.
Nesse meio tempo da minha vida (uns quatro anos) eu desenvolvi uma teoria louca: a dos sentimentos racionais. É bem simples, não sei se acontece só comigo (sinceramente espero que não), mas eu ficava desesperado por não sentir nada. NADA. Quando digo nada parece exagero. De fato é, mas numa pequena fase mais crítica era o que acontecia. Enfim, como ficar desesperado por estar sentindo nada se desespero é um sentimento? É o que chamo de sentimento racional. Ele não parte do emocional, ele parte da razão. Como ficar preocupado. Não se fica preocupado por nada não concreto. Mas eu fico triste por coisas nada concretas. Feliz também... Irritado... Sem motivo algum. Loucura minha, né? Espero que ainda não seja caso de hospício.
Pois bem, tendo por base toda essa situação adversa de não sentir, qualquer ponta de sentimento acalma, independentemente de ser um sentimento bom ou ruim... Só de sentir eu já ficava despreocupado... Acabava ficando feliz por estar triste. Mas na verdade essa é uma forma simplista e pouco analítica de ver as coisas. Eu ficava feliz por sentir.
Hoje eu sinto... Talvez não tanto quanto uma "pessoa normal"... Acho que não sentir é um mecanismo de defesa do meu cérebro, talvez eu não tenha força pra aguentar tudo. Talvez na verdade, essa seja minha força, me abster das emoções. Mas que isso é perigoso, pode ter certeza que sim.
Ontem, antes de dormir, bateu uma tristeza repentina e horrível. Fazia tempo que não ficava triste assim. Triste mesmo, com todo o toque de melancolia da coisa. Daí eu fiquei lembrando de como era não sentir... E fiquei feliz, vejam só. Pelo menos eu sei que agora a vida não me arrasta por seus caminhos como a um objeto qualquer, que não sente nada. Agora eu sei que ela me machuca, e que consequentemente, pode me agraciar com tudo de bom que ela pode me oferecer. Na verdade ela até tem me agraciado, falando mais justamente. Eu andava bem, sentindo coisas boas! Agora estou sentindo coisas não boas (não gosto de usar ruim, soa muito pesado). Agora sim, eu sou alguém. E tenho a maior convicção disso.
Motivos os quais me deixaram triste? Se alguém souber me conta, ok? Os que sei não posso contar... Se contasse também, ninguém ia gostar de ouvir! (No caso, ler). Mas motivos que poderia deixar qualquer pessoa triste. Só isso já basta, só isso já me rende um post dos menos interessantes aqui.

Thom Yorke acabou de me dar a letra aqui:

"Take me with you
Dedicated to all your
HUMAN BEINGS"


Nada mais cabível pro post. Tava escutando agora, juro pra vocês.
Enfim, é isso. Mesmo que seja coisas desagradáveis, agradeçam por sentir... Se um dia não sentirem vão saber porquê.

Saudações.

3 comentários:

Anônimo disse...

Cara, vou falar algo aqui pq esse texto meio que é algo que eu gostaria de ter escrito.
Mas por um bom tempo eu pedia sempre uma maquina de choques que desligasse os impulsos emocionais e no cinza e na calma da depressão eu encontrei essa sensação de constância. E agora que tô voltando a sentir tá sendo ainda mais complicado, mais cheio de tons e mais rápido, que antes.

Rôney disse...

Post dos menos interessantes????

Você tá louco, né? Esse é o melhor post do seu blog (até agora). Principalmente porque eu me identifiquei muito. Antes de eu entrar no teatro, eu fiquei assim por anos, não sentindo absolutamente nada. E também não me desesperava com isso, nem ficava triste e nem feliz com isso, nada. Até hoje eu tenho disso, mas é só de vez em quando. E sim, isso é um mecanismo de defesa (principalmente dos signos de terra, penso eu).

Agora eu entendo a sua felicidade quando eu te disse que você finalmente sorri quando manda aqueles "kkkkk" no msn.

Lu disse...

hum...

será que não sentir nada é ruim assim?

nunca passei por isso,mas acho que teria evitado um tantão de lágrimas se conseguisse não sentir nada as vezes.

Bju gato