sábado, 24 de maio de 2008

Consciência ambiental (ou a falta de)

Consciência ambiental (ou a falta de)

A (falta de) consciência ambiental é a maior prova do quanto o ser humano pode ser mesquinho e egoísta.
Uma coisa tão importante e tão singela não pode ser tão difícil de lidar assim.
É muito fácil fazer um alarde todo quando uma determinada fábrica de carros em determinada localidade do globo emite zilhões de não sei qual medida de gás carbônico na atmosfera. (Depois da pessoa ler isso, cospe um chiclete na terra).
Recebe-se um panfleto e lê sobre o que se trata. Pensa "que desperdício de papel com uma coisa tão fútil e mercadológica". Amassa o papel e arremessa em direção à lixeira. Quem disse se ele ao menos olha pra ver se a pontaria dele é boa ou não? (com certeza não é).
E vai se levando tudo numa hipocrisia mais ou menos como a dos exemplos acima...
Será que custa muito segurar um papel até se encontrar uma lixeira? "Perder" segundos de vida colocando seu lixo lá dentro? Consciência ambiental deve partir de baixo pra cima, não de cima pra baixo. Ela parte do seu dia-a-dia pra grande empresa produtora de carros, não vice-versa. Na hora de colocar o dedo na cara e reclamar, todo mundo é ótimo. Na hora de abaixar pra pegar um do chão o lixo que não é seu, todo mundo continua ótimo (onde se lê ótimo, lê-se bom demais para tal tarefa). E assim a vida vai passando!
Eu dou mais trinta anos de possibilidade de se viver relativamente bem nesse planeta. E acho ainda que estou sendo otimista, siceramente falando! A realidade, é que mesmo os ativistas não ligam.
Sim, eles ligam se vão aparecer bem na fita, se vão ter estatus com isso, se seu pretendente/companheiro vai aprovar, vai achar nobre. Os que de fato ligam, se frustram. Os que não se frustram sofrem. Sofrem por lutar sozinhos. Esses eu admiro, "a causa acima de qualquer um ou qualquer coisa". Só não admiro o fato destes esquecerem de si mesmos.
E é engraçado pensar o quanto as pessoas se matam. Porque venhamos e convenhamos, degradar meio ambiente é se matar. Não precisa ser nenhum doutor em ecologia pra saber disso, são conhecimentos básicos da vida. Fico pensando em Brasília com uma vegetação menor da que já tem. O ar daqui é quase irrespirável de tão seco... Mas Brasília ainda é excessão nessa destruição de mundo desenfreada... Pelo menos ainda vemos nossas núvens no céu.
Mas é assim, e não to escrevendo porque acho bonito. To escrevendo porque vejo e me incomodo. Tudo isso é uma espécie de desabafo mal fundamentado.
Talvez eu esteja fazendo exatamente o que não gosto: reclamando sendo que não faço nada para mudar. Mas na verdade eu faço meu pouco, faço minha parte. Não sempre, assumo, mas faço.
Afinal, tenho meus momentos de mesquinharia e egoísmo. Esse é um desses!
E assim se segue a vida...
Diz-se que o olfato é o sentido que mais rapidamente se adapta. Se há um fedor que incomoda, em questão de minutos seu cérebro o ingora.
O meu veio com defeito: Esse fedor de hipocrisia das pessoas ao meu redor nunca parou de incomodar...

Nenhum comentário: