sábado, 24 de maio de 2008

Sentimentos...

Sentimentos...

Sentimentos são engraçados. Quando penso nisso lembro do dito popular "rir pra não chorar". E fundamento nele minha afirmação, e a repito: Sentimentos são engraçados.
Não seriam engraçados pelo fato de fazerem rir, apesar de alguns deles de fato fazerem rir. Eu não sei de onde tirei essa idéia de engraçado, mas pra mim não é simplesmente algo que faz rir. É algo que atiça o lúdico, o louco, o pronfundo. Algo que te faz parar pra pensar e ver o quão inesperável uma coisa pode ser. Isso é engraçado. Mas efim, os sentimentos: eles são engraçados.
Eles têm um poder de manipulação incrível. Mesmo a pessoa mais racional da face da terra já agiu por "impulso" alguma vez. Mas quem gera esse impulso? Eu acredito que seja o sentimento. Se não fosse, a pessoa nem faria nada... Se fizesse, pensaria muito antes, raciocinaria para.
Mas o melhor (na verdade, pior) dos sentimentos é quandoe ele te pega de surpresa. Acontece uma coisa que você nunca pensou que poderia acontecer! Rapaz... Aí sim a coisa complica. E os sentimentos são bons nisso! Quando você menos espera, tá apaixonado por aquela pessoa nada a ver. Quando espera menos ainda tá irritadíssimo com alguém que, até ontem, você amava (ou pelo menos achava que). E até chegar uma conclusão do real porquê das coisas, já é tudo fato consumado. O que você acaba por fazer é arrumar uma desculpa, uma justificativa, ou qualquer coisa assim, mas que nem sempre é real. Muitas vezes primeiro vem o sentimento, depois vem o motivo. Atire a primeira pedra quem nunca fez/sentiu isso.
Certa manhã você acorda, encontra alguém, olha pra cara da pessoa e sente raiva. O que ela te fez? Hoje nada, nem teve tempo de te dar "bom dia" ainda. Mas aí você pára pra pensar e lembra de um bando de coisas ruins que tal pessoa já fez. E acha que é por isso. Ou pelo menos tenta se enganar e enganar o resto do mundo dizendo que é por isso.
Como diz um amigo, "desse mudelo".
Um sentimento engraçado, é o que rola entre mim e esse blog. É estranho pensar que você tá jogando algo numa rede mundial, onde milhões e milhões de pessoas têm acesso, tendo a certeza plena de que poucas pessoas (ou mesmo ninguém) verão o que é aqui jogado.
É meio que se enganar de novo, já que acima de qualquer coisa, se está publicando, mas na verdade publicando pra ninguém! É como imprimir um jornal e não fazê-lo circular, ou qualquer coisa assim.
Daí me pergunto "pra quê então escrevo aqui?" e em seguida me respondo "sei lá, pouco importa".
Vai que alguém bacana ache um dia. Alguém que ache engraçado. Que fique pra posterioridade quando eu morrer.
Que alguém ache justamente depois de eu morrer e descubra um pouco mais sobre mim. Ou mesmo antes de morrer. As possibilidades são poucas e desinteressantes. Mas tá aí. Tá que atualizo esse trem uma vez por mês... Mas tá aí!
Deve-se estar em bom estado de espírito pra se enganar um pouco, acredito assim. E "bom estado de espírito pra se enganar um pouco" não é um bom sentimento.
Sentimentos... Influem na vida a ponto de causar doenças físicas. Isso eu já acho bizarro. Acho que todo mundo acha bizarro, mas todo mundo tem coisas mais bizarras e urgentes pra se resolver. Bom, pelo menos não deixa de ser bizarro.
Bem que eu podia divulgar isso, mas tenho vergonha. Sim, vergonha é um sentimento! Esse sim é bom de vez em quando, mas péssimo outras vezes.
Isso me faz pensar numa coisa: qual sentimento é 100% bom? Eu não conheço nenhum! Mesmo quando se ama alguém se faz um bando de porcarias por isso. E olha que o amor é aquela coisa toda que se diz por aí!
Se bem que há controvérias, mas não quero entrar no mérito do que é ou não amor. O fato é que ele existe. Como diria um bom acadêmico "o amor é multifacetado". Mas odeio os bons acadêmicos (Opa, outro sentimento). O que eu gosto mesmo é de conversar. Nossa, conversar é bom... Mas a pessoa tem que saber conversar... E como uma pessoa aprende a conversar eu não sei. Acho que isso parte muito mais de quem ouve do que de quem fala. Então, corrigindo, tem que saber ouvir. E eu não sou lá muito bom nisso. Mas não me incomodo com isso, poderia ser pior. Será que saber ouvir é um sentimento?
Hoje vi uma palavra engraçada. Sua definição é, a grosso modo, "se agradar quando alguém que merecia se dar mal se dá". Acho que é, em alemão, Schadenfreude. Esse é um sentimento interessante de se rotular.

É engraçado como os sentimentos mesquinhos são claros e diretos... como os bons são obscuros e complexos... Mas isso já é outra história...

Minha consciência já grita "já chega de filosofia de boteco por hoje". Vou atendê-la.

Nenhum comentário: